terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fazendo ARTE


ENCONTRO DO DIA 14/11/09

Após os recados e a lista de objetivos, iniciamos com uma revisão da aula anterior, em seguida, passamos ao estudo sobre registros e suas modalidades; depois passamos ao estudo dos dialetos, idioletos e registros

Num segundo momento, esteve conosco a Prof.ª Nara Locatelli, especialista em Educação Artística, para desenvolver o item: Arte: a arte na vida cotidiana, características e formas de arte.
Então, ela coordenou uma oficina de pintura, onde o trabalho transcorreu assim:

Material necessário:
1 pote de tinta de 250ml (pode ser tempera ou acrílica).
1 pincel chato n.º: 22 ou 24.
1 folha de papel canson branco, tamanho A3..
Jornais velhos para forrar as mesas.
Pote para colocar os pincéis na água após o uso.
Avental para proteger a roupa.
Obs.: o material acima é individual.

Descrição da atividade.
Dispor as classes ou mesas de forma que seja possível cada participante circular em torno das mesmas;
Forrar as mesas com jornais;
Dispor sobre os jornais uma ao lado da outra as folhas de papel canson (uma por participante);
Em uma mesa, à parte, misturar as tintas criando cores inusitadas (uma nova cor por participante, em quantidade que, imagine-se, seja suficiente para pintar todo o espaço de uma das folhas do papel canson);
Cada participante ficará em frente a uma das folhas do papel canson, com sua tinta em uma das mãos e um pincel em outra;
Ao sinal do orientador da oficina, cada participante começa a pintar livremente no papel a sua frente,;
Haverá uma palavra de ordem que poderá ser “trocou”, ao sinal da qual cada participante sempre segurando sua tinta e seu pincel, se dirigira para a esquerda e reiniciará sua pintura no próximo papel, tomando-se o cuidado de não pintar por cima da interferência já feita pelo outro participante e circulando assim várias vezes por cada papel até que a folha toda receba uma camada de tinta através das pinceladas.
É importante que não fique aparecendo papel, pois está sendo executada uma atividade específica de tinta sobre papel e neste caso sempre deverá ter-se o efeito de tinta no acabamento do trabalho;
A identificação deverá ser executada após a tinta seca e de maneira discreta, preferencialmente usando tons que já estejam presentes no trabalho.

Conteúdos e objetivos que poderão estar sendo enfatizados:
Disciplina, organização, respeito, orientação espacial, coordenação motora fina e grossa, linhas, cores, luz e sombra, criatividade, produtividade, participação, aceitação, integração, contextualização de saberes culturais diversos, motivação de pesquisa da vida e obra de artistas, autoavaliação.

Humildemente aceito sugestões e relatos em meu blog e meu e-mail.
naralocatelli@hotmail.com
http://pt.netlog.com/locatelliartes
Nara Locatelli

Obs. A professora ainda apresentou e comentou imagens de trabalhos em exposição na BIENAL em POA.

À Prof.ª Nara cabem nosso reconhecimento e admiração pelo trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário