sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ENCONTRO COM ESCRITORAS

ENCONTRO DO DIA 05/11/09

Nesse dia, começamos com nossos recados. Depois listamos nossos objetivos, quais eram:
1. Relacionar Língua e cultura;
2. Caracterizar Dialeto e Idioleto;
3. Identificar registros e suas modalidades;
4. Participar de uma mesa redonda com apresentação das escritoras Ninfa Parreiras e Georgina Martins – com mediação da Prof.ª Simone Assumpção.

Na sequência, fizemos uma revisão da aula anterior e comentário sobre o filme O Ponto de Vista:
1) Qual a intenção do filme?
2) Quais os pontos de vista apresentados no filme?
3) Algum deles combina com o seu?

Em seguida fizemos a distribuição da seguinte tarefa para casa :
Ler a Unidade 1 (p.13), do TP1, e responder às questões seguintes:

Qual a concepção de LINGUAGEM para os sociolinguistas?
Que elementos são importantes no processo de interação?
Por que são importantes as condições sociais e históricas numa interação?
Qual a relação que se estabelece entre sociedade, cultura e língua?
Por que podemos dizer que língua é um sistema aberto e em construção?
Quais são as formas de variação da língua?
Depois de ler os textos RETRATO DE VELHO (TP1, p.14) e CIÚME (TP1, p.20), responda:
a) Que exemplos de variações lingüísticas são apresentadas nesses textos?
b) Qual o critério que determina essa variação?
c) Em que aspectos diferem as falas das personagens?
O que é norma?
Qual é a relação entre o pertencimento a grupos e o uso da língua?
O que é dialeto?
Quais os tipos de dialetos existentes?
O que é idioleto?
O que é registro?
Quais são as modalidades de registro?
Qual a importância, do ponto de vista pedagógico, que nos apresenta o estudo dos registros?

Por último, fomos ao Teatro Municipal, onde se fizeram presentes, as escritoras Ninfa Parreiras e Georgina Martins, além da Prof.ª Simone Assumpção. Elas falaram sobre literatura infanto-juvenil. As duas primeiras além de professoras são escritoras de obras infanto-juvenis.

Foi muito bom ouvirmos outras vozes que se somam à nossa para falar da importância da leitura para as crianças desde seu berço.

Um comentário:

  1. A palestra no Teatro Municipal foi mais uma oportunidade de nossos curistas ouvirem e entrevistarem professoras e escritoras de literaura infantil. Nosso Gestar II caracterizou-se também por uma soma de eventos em que nossos cursistas puderam ouvir outras falas e ver outras pessoas que se empenham em formar leitores.

    ResponderExcluir