domingo, 29 de novembro de 2009

Encaminhamentos para o final


ENCONTRO DO DIA 26/11/09

Lembramos que estamos em fase de conclusão do programa GESTAR II em nosso município, portanto é chegado o momento das entregas dos projetos e dos portfólios dos cursistas. Além disso, a próxima semana está repleta de eventos, para os quais os cursistas estão convidados: Feira do Livro de São Leo, cujo início será em 28/11/09; em 30/11 – Encontro com Marô Barbieri (18h30min até 20h); em 01/12 – Encontro com Caio Riter e Luís Dill (18h30min até 20h) – processo de criação e literatura juvenil, ambos na feira do livro; em 05/12 – Encerramento do programa Gestar II e do projeto LeiturAção.

Depois disso, concluímos o tema Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos, e refletimos sobre a posição docente adequada frente aos diferentes comportamentos lingüísticos dos alunos e nosso compromisso de desenvolver-lhes sua competência lingüística. Por fim, passamos ao tema principal do encontro de hoje: GRAMÁTICAS E SEUS VÁRIOS SENTIDOS.

Como ilustração, provocamos um debate entre supostos professores que defendem e supervalorizam o ensino da gramática normativa (ensino prescritivo) e professores que consideram o ensino da norma culta simplesmente uma arbitrariedade. Após essa reflexão, concluímos que precisamos ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de compreender e a de produzir os mais diferentes tipos e gêneros textuais para as mais diferentes situações de uso da língua. Então há necessidade de ensinar-lhes também a norma culta para que eles tenham mais opões de uso da língua e se tornem mais capazes de se desenvolverem como cidadãos. Nunca, porém, considerando-a melhor que os outros dialetos, mas como mais um recurso a ser usado em determinados ambientes e situações.

Para reforçar o tema, os cursistas ainda leram e refletiram sobre um texto de Irandé Antunes, intitulado Muito além da gramática, por um ensino sem pedras no caminho, e analisaram as idéias principais do mesmo.

Ainda assistimos ao filme de Darci Ribeiro O povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário