Nesse dia, estudamos a COERÊNCIA TEXTUAL e a ESTILÍSTICA. Primeiramente, vimos os princípios da textualidade, centrando-nos na concepção de texto. Acho oportuno, aqui, citar a voz de Umberto Eco ao afirmar que "O texto é uma máquina preguiçosa, esperando que o leitor faça a sua parte". Isso porque a coerência também é um princípio que não é propriedade imanente do texto, mas que depende de aspectos cognitivos, conhecimento de mundo do leitor, além da situação sociocomunicativa, das finalidades e do objetivo do texto.
Usamos vários exemplos em nossas reflexões sobre texto coerente. Uma das ilustrações, desse encontro, foi um poema encontrado em Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, p.120):
Subi a porta e fechei a escada
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
(Autor anônimo).
Nessa ocasião, também recebemos a visita de nossa coordenadora, a Prof.ª Lucrécia, pois existe a possibilidade de fazermos algumas trocas em nosso cronograma, isto é, transferirmos alguns encontros de sábados para quintas-feiras, como normalmente já vem ocorrendo.
Em vista disso, faltou-nos o fechamento do assunto ESTILÍSTICA. Isso será feito no próximo encontro o qual acontecerá no próximo dia 24.
domingo, 20 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário