quarta-feira, 24 de junho de 2009

PREOCUPAÇÃO

Tenho percebido que meu grupo está meio inseguro com relação ao PROJETO a ser construído. Então, minhas colegas e eu estamos organizando uma intervenção especial para o próximo encontro. Desse modo, penso, inclusive, em sugerir uma SEQUÊNCIA DIDÁTICA como um alternativa viável em termos de metodologia para ensinar gêneros textuais.
Para isso, penso trabalhar com o seguinte texto:

Seqüência didática e ensino de gêneros textuais
Autora: Heloísa Amaral (Mestre em educação e pesquisadora do Cenpec)
O que são seqüências didáticas?
As seqüências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação. [ ...]
As seqüências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
Por que usar seqüências didáticas ao ensinar Língua Portuguesa?
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma seqüência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.
Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.
O que é preciso para realizar seqüências didáticas para os diferentes gêneros textuais?
É preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que a seqüência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades.
Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
Quais as etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais?
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte seqüência didática:
Apresentação da proposta
Partir do conhecimento prévio dos alunos
Contato inicial com o gênero textual em estudo
Produção do texto inicial
Ampliação do repertório
Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação
Produção coletiva
Produção individual
Revisão e reescrita
02/06/2005

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